Rebanho de búfalos invasores cresceu 138 vezes em 70 anos e virou alvo de ação judicial milionária em Rondônia

Rebanho de búfalos invasores cresceu 138 vezes em 70 anos e virou alvo de ação judicial milionária em Rondônia

Governo de Rondônia importou animais com o objetivo de utilizar a carne e o leite para consumo, mas projeto foi abandonado. Pesquisadores alertam que animais estão causando desequilíbrio ambiental.

Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO

Mais de 4 mil búfalos selvagens vivem sem monitoramento e degradando Reservas Ambientais há mais de 50 anos em Rondônia — Foto: AFP Photo/Tony Karumba

Um rebanho de búfalos selvagens invasores, que se reproduz sem controle em Rondônia, está no centro de uma ação judicial milionária. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os animais não são nativos das reservas biológicas onde vivem atualmente e estão causando graves impactos ambientais, incluindo a extinção de espécies da fauna e da flora, além da alteração no curso de lagos.

Em uma Ação Civil Pública na Justiça, o MPF pede que o governo de Rondônia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) garantam a erradicação e o controle desses animais na região. Além dos danos às reservas, o processo cita também a preocupação com o risco sanitário, já que os búfalos não são vacinados.